Salgueiro A.C.


O Salgueiro Atlético Clube foi fundado no dia 23 de março de 1972 com o nome Clube Atlético de Salgueiro. 
O time era amador e somente em 2005 veio a profissionalização.
Em 2005, com o time disputando o Campeonato Pernambucano da Série A2, o Salgueiro acabou ficando em 2º lugar e subindo para a 1ª divisão do futebol Pernambucano. Nesse mesmo ano conquistou o título da Copa Pernambuco.
Em 2006, ano da sua primeira participação no Campeonato Pernambucano da 1ª divisão, o time não resistiu e acabou sendo rebaixado.
Em 2007 o Salgueiro deu a volta por cima e conquistou o título do Campeonato Pernambucano da Série A2, retornando a primeira divisão.
Em 2008 o time fez uma brilhante participação no Pernambucano terminando em 4º lugar, garantindo vaga no Campeonato Brasileiro da Série C. Na sua primeira participação em uma competição nacional, terminou em 14º lugar e garantiu a sua vaga na Série C em 2009.
Em 2009, no Campeonato Pernambucano, o Salgueiro conseguiu repetir a boa campanha do ano anterior, terminando na 4ª colocação. No Brasileiro o clube terminou em 10º lugar e garantiu a permanência na Série C.
O dia 26/04/2009 ficou marcado como uma das datas mais triste do Salgueiro Atlético Clube que foi a morte do zagueiro Alisson em um acidente automobilístico. Alisson surgiu junto com o clube, tendo atuado na equipe salgueirense de 2005 a 2009.
Em 2010, apesar das dificuldades financeiras, o Salgueiro terminou a competição estadual na 8ª posição, passou para a fase de mata-mata do Interior e tornou-se o primeiro Campeão Oficial do Interior Pernambucano.
E no dia 17/10/2010, uma data histórica para o clube do sertão pernambucano, o Salgueiro conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, após vencer o Paysandu de virada pelo placar de 3x2, fora de casa, no estádio do
Curuzu lotado. O placar anterior em Salgueiro havia sido de 1x1. Com este feito, foi chamado da 3ª força de Pernambuco, atrás do Náutico e do Sport, já que o Santa Cruz amargava a 4ª Divisão.
Por: Rafael Bastos