Náutico



O Clube Náutico Capibaribe, mais conhecido como Náutico, é um clube desportivo brasileiro da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, fundado a 7 de abril de 1901. Foi criado como Club Náutico Capibaribe e teve seu primeiro time de futebol formado por ingleses e alemães. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco. Seus torcedores são conhecidos como alvirrubros.


Um dos mais antigos e tradicionais clubes do Brasil é o mais antigo do seu estado e detém a segunda maior torcida de Pernambuco e a quarta maior do Nordeste, conforme pesquisa do Instituto Datafolha de 2010, ficando atrás apenas do Sport Club do Recife, seu eterno rival, no seu estado. É considerado o clube das colônias inglesa e alemã no Recife, apesar de também ter sido adotado pelos holandeses, franceses, italianos, portugueses e espanhóis da cidade, daí o fato de o Náutico ficar conhecido primeiramente como "clube dos ricos" e "clube aristocrático", o que até hoje se manifesta pelo fato de ter a grande maioria da elite do estado como parte importante de sua torcida. Não obstante, com os títulos e glórias conquistados a partir dos anos 1960, considerada a década de ouro do clube, o Náutico começou a receber adesão cada vez mais forte das classes populares do Recife e do estado, tendo hoje uma torcida bastante popular e diversificada.


O Náutico é proprietário do Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro dos Aflitos. A capacidade da praça de esportes atualmente é de 20.000 mil espectadores sentados. Também lhe pertence o CT Senador Wilson Campos - o maior e em melhores situações do norte e nordeste brasileiro -, situado no bairro da Guabiraba, no Recife



Títulos:

PERNAMBUCANO: 21 vezes campeão
TORNEIO INÍCIO: 14 vezes campeão
TRICAMPEÃO DO NORTE - (65/66/67)
CAMPEÃO DOS CAMPEÕES DO NORTE - (1966)
VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO "Taça Brasil de Clubes" - (1967)
VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO - (1988)
TORNEIO DA PAZ - (1943)
TORNEIO DOS CAMPEÕES DO NORTE – 1952
TORNEIO MUNICIPAL – 1952
TORNEIO CENTENÁRIO DE CAMPINA GRANDE – 1964
TORNEIO PENTAGONAL DOS CAMPEÕES DO NORTE- 1966
TAÇA ERALDO GUEIROS – 1972
TORNEIO GOVERNADOR CORTEZ PEREIRA – 1975
TORNEIO REABERTURA DO ARRUDA – 1982
TORNEIO JAIME CISNEIROS – 1990
COPA FINTA – 1996
Marcos históricos:
** Hexacampeão pernambucano (1963/68)
** Três vezes campeão invicto (1952, 64 e 67)
** Vice-campeão taça Brasil (1967)
** Primeiro clube pernambucano a participar da Libertadores da América (1968)
** Campeão Estadual no ano do Centenário (2001)
** Tri do Norte


Fonte: www.wikipedia.org.br

Por: Mario Sousa